DANÇA
Eduar­do fukushi­ma e beatriz sano
05 a 07.05.17: sex 21h sáb 20h dom 19hO coreógrafo e bailarino Eduardo Fukushima e a bailarina Beatriz Sano apresentam o espetáculo solo ENTRE CONTENÇÕES, e a pré-estreia do espetáculo ESTUDO DE FICÇÃO.
ENTRE CONTENÇÕES
(2008)
Uma peça curta de dança que se desenvolve a partir de três gestos. Tem como foco o movimento na sua crueza como possibilidades de comunicação, sem interfaces de elementos cênicos, sendo assim, com o básico de iluminação e figurino. Um corpo que explora a dificuldade verbal de comunicação e a incerteza através do movimento. Entre contenções há possibilidades de comunicação. Este solo foi desenvolvido no projeto “DEZ SOLOS E REVERBERAÇÕES” de Key Zetta e cia, em 2008.
ESTUDO DE FICÇÃO
(2017)
pré-estreia
A ficção está dentro do corpo. Estudo de Ficção vem da vontade de se criar o máximo de possibilidades de gestos, como se cada pequena parte do corpo pudesse se desmantelar e ser um gesto, ou se além disso, objetos pudessem sair de dentro do corpo. Neste espaço temporal os gestos se desenvolvem em série, num espaço que se sucede, mistura e repete, é algo que se anuncia e se apaga, algo igualmente passageiro. O que se pontua, materializa e concretiza são objetos deixados no chão. Este estudo foi desenvolvido durante o projeto SIM da KZ&C como estudos individuais para cada integrante do grupo.
EDUARDO FUKUSHIMA (bio)
Coreógrafo, bailarino e professor em São Paulo. Graduou-se em “Comunicação e Artes do Corpo” na PUC-SP. Criou os solos “Saídas” (2004), “Canto” (2007), “Entre Contenções” (2008) – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna -, “Como superar o grande cansaço?” (2010) – Rumos Dança Itaú Cultural 2009/2010 – e “Homem Torto (2013/2014) – Prêmio Rolex Mentor & Protègè Arts Initiative 2012/2013. Seus trabalhos foram apresentados no Brasil, Portugal, Argentina, Bolívia, República Dominicana, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Chile, Itália, Chipre e Taiwan. Em 2012, participou do World Event Young Artists em Nottingham (Reino Unido), em 2015 foi um dos artistas convidados para participar da Residência “Residence and Reflection” no Festival Kunstenfestivaldesarts em Bruxelas e em 2016 foi um dos artistas bolsistas DanceWeber no Festival Impulstanz em Viena. Foi selecionado como protégé no Prêmio Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative (2012/2013), residindo em Taiwan e trabalhando com Lin Hwai-min, diretor artístico do Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan. A circulação do seu solo “Homem Torto” foi contemplada no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014.
FICHA TÉCNICA
Direção, Criação e Dança: Eduardo Fukushima
Orientação de pesquisa: Key Sawao, Ricardo Iazzetta e Daniel Fagundes.
Assistência artística Geral: Hideki Matsuka e Beatriz Sano.
Apoio artístico: Luana Minari.
Fotos: Mariana Teixeira e Marcelo Maffei
Fotos: Inês Corrêa
Filmagem: Ana Elisa Carramaschi
Direção Técnica e Operação: Calu Zabel
Produção: Carolina Goulart.
Classificação indicativa: Livre
Esta peça foi desenvolvida no projeto “10 solos e Reverberações” da Key Zetta & cia, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em São Paulo, Brasi
Agradecimento: Ana Elisa Carramaschi, Beatriz Sano, Júlia Rocha e Luana Minari.
BEATRIZ SANO (bio)
Formada em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Unicamp em 2008. Integra a Key Zetta e cia desde 2009 que tem como diretores Key Sawao e Ricardo Iazzetta. Recentemente, foi ao Japão estudar a técnica de seitai-ho e teatro noh. No Brasil estuda seitai-ho (técnica corporal japonesa) com Toshi Tanaka e faz parte do grupo Shouyou Kai de teatro Nô (teatro tradicional japonês). Em 2015, recebeu o prêmio Denilton Gomes organizado pela Cooperativa Paulista de Dança de São Paulo, de bailarina revelação pelo espetáculo SIM da Key Zetta e cia. Desde 2011, vem colaborando no processo artístico e residências de criação do artista Eduardo Fukushima.
FICHA TÉCNICA
Dança: Beatriz Sano
Música: André Luís Gigante
Acompanhamento artísticos: Eduardo Fukushima
Colaboração: Júlia Rocha
Luz: Calu Zabel
Preparação corporal em seitai-ho: Toshi Tanaka
Produção: Carolina Goulart
Fotos: Cris Lyra
Filmagem: Fábio Furtado e Paula Ramos
Classificação indicativa: Livre